domingo, 28 de novembro de 2010

Nossa Senhora das Graças (ou da Medalha Milagrosa)

Óh Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!
Nossa Senhora das Graças - 27 de Novembro
Foi no dia 27 de novembro de 1830 que Nossa Senhora apareceu, em Paris, para a noviça Catarina Labouré, e lhe ensinou a devoção da Medalha Milagrosa. 


APARIÇÃO EM JULHO DE 1830


A Irmã Catarina foi acordada às 23h 30min, por uma criança resplendente de luz, desce com ela à Capela, toda iluminada como se fora noite de Natal. Aí espera por Maria que chega de repente.


Após prostrar-se diante do Tabernáculo, a Virgem senta-se na cadeira do Padre Diretor. Catarina ajoelha-se então junto dela, coloca as mãos sobre seus joelhos, olha-a, escuta-a. Conversam durante quase duas horas... A Virgem retira-se, como veio. E Catarina é de novo, acompanhada pela criança ao dormitório. Ela se deita e... não consegue dormir...


Neste colóquio, a Virgem anuncia à Irmã Catarina uma missão a ser por ela assumida.




A GRANDE APARIÇÃO DA MEDALHA MILAGROSA


Na Capela da Casa Mãe, à rue du Bac, às 17h 30min do dia 27 de novembro, às Irmãs do Seminário começam a sua oração, no mais profundo silêncio...Catarina está no meio delas. De repente, escuta, à sua direita, como o frufru de um vestido de seda de alguém que caminha. Levanta a cabeça e vê diante de si, acima da imagem de São José, a Santíssima Virgem. Ela a contempla com toda a sua alma!

Capela das aparições, na rue du Bac, em Paris
A Virgem, de estatura mediana, está de pé; veste-se de branco aurora. O véu branco que lhe cobre a cabeça, desce, de cada lado, até os pés, deixando-lhe o rosto bem descoberto. Os pés apoiam-se numa metade de globo e pisam uma serpente. Segura, à altura do peito, um globo de ouro encimado por uma cruzinha. Seu rosto é todo beleza... e os olhos estão voltados para o Céu.


Inesperadamente, em seus dedos, surgem anéis com pedras preciosas que emitem raios mais brilhantes uns que os outros e se vão alargando, à medida em que descem. O globo que trazia nas mãos, desaparece... Então a Santíssima Virgem muda de atitude. Abaixa os olhos para a terra, para seus filhos e, com bondade, vai presenteá-los com uma Medalha, com a sua Medalha. Maria deslumbrante de beleza e de luz estende os braços para o globo em que pisa.


Neste momento de comunicação íntima entre a Virgem e Catarina, um quadro oval se forma lentamente ao redor da Imaculada e em letras de ouro aparecem as palavras: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós".


No coração da vidente, faz-se ouvir esta voz:
"Mandai, cunhar uma Medalha conforme este modelo. Todas as pessoas que a trouxerem ao pescoço, com confiança, e rezarem com piedade esta oração, gozarão de proteção toda especial da Mãe de Deus e receberão graças abundantes."
Em seguida, o quadro se vira e Catarina vê, maravilhada, o reverso da Medalha. A letra "M" encimada por uma cruz, tem na base uma barra. Abaixo do M, os Corações Santíssimos de Jesus de Maria. O 1º coroado de espinhos e o 2º transpassado por uma espada. Ao redor, doze estrelas.


Uma voz interior diz a Catarina: "O M e os corações dizem o bastante".




A MISSÃO DE CATARINA


A bela Missão de Catarina consistiu, principalmente, em mandar cunhar a Medalha, em fazer com que fosse conhecida e usada. Por este meio, seria criado um belo movimento mariano na Igreja que se prepararia para a Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição. Maria também lhe pedira que fosse fundada uma Associação de jovens que se chamariam Filhas de Maria. (começaram a existir em 1838).


Na humildade, por intermédio do Padre Aladel, Padre da Missão, que é seu diretor espiritual, a Mensageira da Medalha Milagrosa realiza os planos de Deus e da Santíssima Virgem... 


Durante 46 anos de uma vida toda interior e escrupulosamente recolhida, Santa Catarina permaneceu fiel a seu anonimato. Miraculoso silêncio! Seis meses antes de seu fim, impossibilitada de ver seu confessor, recebeu do Céu a autorização - quiçá a exigência - de revelar à sua Superiora quem era a freira honrada pela Santíssima Virgem por um ato de confiança sem igual.


Diante da idosa e já claudicante irmã, em relação à qual havia sido por vezes severa, a Superiora se ajoelhou e se humilhou. Tanta simplicidade na grandeza confundia sua soberba. 


Santa Catarina faleceu docemente em 31 de dezembro de 1876, sendo enterrada três dias depois numa sepultura cavada na capela da rue du Bac. Passadas quase seis décadas, em 21 de março de 1933, seu corpo exumado apareceu incorrupto à vista dos assistentes. Um médico ergueu as pálpebras da santa e recuou, reprimindo a custo um grito de espanto: os magníficos olhos azuis que contemplaram a Santíssima Virgem pareciam ainda, após 56 anos de túmulo, palpitantes de vida.


A Igreja elevou Santa Catarina Labouré à honra dos altares em 27 de julho de 1947. Aos tesouros de graças e misericórdias espargidos pela Medalha Milagrosa em todo o mundo, iam se acrescentar doravante as benevolências e favores obtidos pela intercessão daquela que vivera na sombra, escondida com Jesus e Maria.


Corpo incorrupto de Santa Catarina Labouré
Hoje, qualquer fiel pode venerar o corpo incorrupto da santa, exposto na Casa das Filhas da Caridade, em Paris. Antigamente ali, nas horas de oração e recolhimento, o balouçar das alvas coifas das religiosas ajoelhadas em fileiras diante do altar, lembrava um disciplinado vôo de pombos brancos...




Simbologia da Medalha Milagrosa


A serpente: Maria aparece esmagando a cabeça da serpente. A mulher que esmaga a cabeça da serpente, que é o demônio, já estava predita na Bíblia, no livro do Gênesis: "Porei inimizade entre ti e a mulher... Ela te esmagará a cabeça e tu procurarás, em vão, morder-lhe o calcanhar".


Deus declara iniciada a luta entre o bem e o mal. Essa luta é vencida por Jesus Cristo, o "novo Adão", juntamente com Maria, a co-redentora, a "nova Eva". É em Maria que se cumpre essa sentença de Deus: a mulher finalmente esmaga a cabeça da serpente, para que não mais a morte pudesse escravizar os homens.


Os raios: Simbolizam as graças que Nossa Senhora derrama sobre os seus devotos. A Santa Igreja, por isso, a chama Tesoureira de Deus. 
"Eles [os raios] são o símbolo das graças que derramo sobre os que as pedem. As pedras que não emitem raios são as graças que as almas se esquecem de pedir.”
As 12 estrelas: Simbolizam as 12 tribos de Israel. Maria Santíssima também é saudada como "Estrela do Mar" na oração Ave, Stella Maris. 


O coração cercado de espinhos: É o Sagrado Coração de Jesus. Foi Maria quem o formou em seu ventre. Nosso Senhor prometeu a Santa Margarida Maria Alacoque a graça da vida eterna aos devotos do seu Sagrado Coração, que simboliza o seu infinito e ilimitado Amor.


O coração transpassado por uma espada: É o Imaculado Coração de Maria, inseparável ao de Jesus: mesmo nas horas difíceis de Sua Paixão e Morte na Cruz, Ela estava lá, compartilhando da Sua dor, sendo a nossa co-redentora.


O M: Significa Maria. Esse M sustenta o travessão e a Cruz, que representam o calvário. Essa simbologia indica a íntima ligação de Maria e Jesus na história da salvação.


O travessão e a Cruz: Simbolizam o calvário. Para a doutrina católica, a Santa Missa é a repetição do sacrifício do Calvário, portanto, ressaltam a importância do Sacrifício Eucarístico na vida do cristão.




Nossa Senhora da Medalha Milagrosa,
Rogai por nós!




Fonte: Santíssima Virgem Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário