sábado, 20 de novembro de 2010

"Se Jesus morreu na sexta e ressuscitou no 3º dia, que é domingo... tá faltando dias nesse tempo aí!"

Por muito tempo tive uma dúvida, desde criança mesmo, mas nunca me empenhei em saná-la... Mas um dia desses pesquisei no google mas não obtive sucesso.
Eis a questão:

"Se Jesus morreu na sexta e ressuscitou no 3º dia, que é domingo... tá faltando dias nesse tempo aí! O dia da ressurreição é fato que ocorreu no domingo segundo a bíblia, mas daí a Paixão não pode ter sido na sexta... Então quando foi? E pq celebramos na sexta-feira?!"

Perguntei isso a um padre, que me respondeu mais ou menos "porque sim, Zequinha!" rs As respostas de alguns leigos também não foram satisfatórias...
Então, perguntei para o Pe. Luiz Fernando, que participa da comunidade "Castidade" do Orkut, e ele me respondeu de forma simples e didática.
Eis a resposta:

"... Até que enfim alguém notou que tem alguma coisa errada com a quantidade de dias.
Bom, três dias são teológicos e não temporais. A realidade da ressurreiçào é extra-temporal. Jesus morreu e ressuscitou. Isso é fato. Outro fato é que o túmulo estava vazio no primeiro dia da semana, pq no sétimo elas não puderam ir ao túmulo. Logo, se Jesus ressuscitou logo que fecharam a porta do túmulo, ou segundos antes de a abrirem novamente, ninguém sabe; ninguém viu.
Outra coisa é o número 3: sinal de perfeição na Bíblia. Assim, para dizer que a obra de Deus foi concluída com perfeição.
Celebramos na sexta-feira pq Jesus ceou na noite de 14 de nisã, que é quinta-feira. A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera no hemisfério norte, ou seja, é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro Domingo após o 14º dia do mês lunar de Nisan."
 
É sempre muito bom ter um padre esclarecido para sanar nossas dúvidas. Por hora, estou satisfeita!


E se levarmos em conta o calendário judaico, em que o dia termina no por do sol, o domingo será sim o terceiro dia a partir de sexta! Abaixo considero o por do sol a partir das 18h:

Primeiro dia = sexta 15h às 17:59
Segundo dia = sexta 18h às 17:59 de sábado
Terceiro dia = sábado 18h às 17:59 de domingo


Há teses por aí (protestantes, pra variar), que querem desvirtuar o sentido das coisas... inclusive sobre a Morte e Ressurreição de Cristo. Mas o que devemos ter em mente é que, o extraordinário não se explica lendo a Bíblia ao pé da letra... Vemos isso claramente ao perceber que "A realidade da ressurreiçào é extra-temporal."

Graças ao bom Deus, a Sua Igreja tem o Sagrado Magistério para nos dar a entender o que precisamos para fortificar a nossa fé.


CRISTO JESUS RESSUSCITOU, ALELUIA!!!

PAX ET BONVM!

Um comentário: