domingo, 21 de novembro de 2010

A CNBB não é um órgão intermediário entre a Santa Sé e o Bispo

por Padre Demetrio


Papa Bento XVI em visita ad limina Apostolorum

O então Cardeal Ratzinger já se pronunciou algumas vezes a respeito das Conferências Episcopais, afirmando que não consistem numa estrutura intermediária entre a Santa Sé e as Igrejas Particulares. Agora, com a autoridade de Pedro, afirma-o novamente aos Bispos do Brasil, reiterando a posição do Magistério sobre o papel destas Conferências:

[...] a Conferência Episcopal promove a união de esforços e de intenções dos Bispos, tornando-se um instrumento para que possam compartilhar as suas fatigas; deve, porém, evitar de colocar-se como uma realidade paralela ou substitutiva do ministério de cada um dos Bispos, ou seja, não mudando a sua relação com a respectiva Igreja particular e com o Colégio Episcopal, nem constituindo um intermediário entre o Bispo e a Sé de Pedro.

Entretanto, no fiel exercício da função doutrinal que vos corresponde, quando vos reunis nas vossas Assembléias, queridos Bispos, deveis sobretudo estudar os meios mais eficazes para fazer chegar oportunamente o magistério universal ao povo que vos foi confiado.

[...]

Ao mesmo tempo, é necessário lembrar que os assessores e as estruturas da Conferência Episcopal existem para o serviço aos Bispos, não para substituí-los. Trata-se, em definitiva, de buscar que a Conferência Episcopal, com seus organismos, funcione sempre mais como órgão propulsor da solicitude pastoral dos Bispos, cuja preocupação primária deve ser a salvação das almas, que é, aliás, a missão fundamental da Igreja.

[Discurso aos Bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB em visita ad limina Apostolorum]

 
Achei super oportuna esse pronunciamento do Papa na última semana, principalmente porque aqui no Brasil todos agem como se a CNBB fosse um poder legítimo de "ingerência" nas Igrejas Particulares. Muitos se submetem às "normas" sugeridas pela CNBB como se fossem normas da Santa Sé, quando na verdade cada Bispo é pastor do seu rebanho, devendo submeter-se tão somente à Santa Sé na figura do Pontífice.

Espero que os bispos deixem de se esconder atrás da CNBB como há anos fazem, e pastoreiem suas ovelhas fazendo valer dignamente suas nomeações.

PAX ET BONVM

Nenhum comentário:

Postar um comentário