sábado, 4 de dezembro de 2010

Devoção e Reparação ao Coração Imaculado de Maria



Prática dos Cinco Primeiros Sábados
Esta devoção foi revelada à Irmã Lúcia, em Tuy, a 10 de dezembro de 1925.
O objetivo desta devoção é consolar a Nossa Senhora das ingratidões e blasfêmias contra o Seu Coração Imaculado e reparar esses pecados. Esta intenção reparadora é essencial para a validade de cada uma das condições exigidas por Nossa Senhora. É a alma que a todas deve animar, inclusive a Confissão quando feita em outro dia que não o primeiro sábado.

A GRANDE PROMESSA
A quem praticar esta devoção nas condições exigidas, Nossa Senhora compromete-se a assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias à salvação eterna.

As condições
1- Comunhão reparadora: Quer dizer, comunhão sacramental, recebida nas devidas condições e oferecida em desagravo dos pecados contra o Imaculado Coração de Maria.

2- Recitação do Terço: Em espírito de reparação. Esta recitação do terço pode ser antes, depois ou no decorrer da meditação.

3- Meditação de 15 minutos: Sobre os mistérios do Rosário. Pode ser sobre um, sobre vários ou sobre todos. E, para meditar: 
- Ler pausadamente a passagem bíblica referente ao mistério. 
- Representar, depois, com o auxílio da imaginação, a cena bíblica como se a estivéssemos vendo e vivendo. 
- Comparar a nossa vida com as lições que Jesus e Maria nos dão nesse mistério. 
- Exortar o nosso coração à contrição pelos pecados com que ofendemos a Deus, e à compaixão para com o Coração Imaculado, pelas blasfêmias e ingratidões com que é ultrajado sem cessar. 
- Colher algum fruto espiritual desta meditação para a nossa vida prática. 
4- Confissão reparadora: Isto é, com intenção de reparar o Coração Imaculado de Maria. Deve preceder a comunhão reparadora, mas se tal não for viável pode-se fazer depois, em qualquer dia. Exige-se uma confissão reparadora para cada comunhão reparadora.

5- No primeiro sábado de 5 meses seguidos: À exceção da confissão, que pode ser em outro dia - desde que no próprio sábado se esteja em graça para comungar - os outros atos devem ser cumpridos dentro das 24 horas do 1º sábado de 5 meses seguidos. 

* Se houver esquecimento de um deles, é preciso começar de novo.

ORAÇÃO (para antes da meditação)
Imaculada Virgem Maria Mãe de Deus e nossa Mãe, cheio de pena pelos espinhos que os homens ingratos a todos os momentos cravam em vosso Coração com blasfêmias e ingratidões, aqui estou a vossos pés para Vos fazer quinze minutos de companhia na meditação dos mistérios do Rosário como amorosamente nos pedistes, a fim de Vos consolar.
Vós que guardáveis e meditáveis em vosso Coração o que ouvíeis do vosso Divino Filho e o que víeis nas Suas ações, dignai-vos pela vossa maternal bondade e misericórdia obter-me a graça de compreender o que esses mistérios nos ensinam e de praticar as suas lições.
Aceitai, Coração Imaculado de Maria, este meu pobre tributo de filial devoção e desagravo. Perdoai-me e fazei-me merecedor das graças que prometestes a este piedoso exercício, principalmente o da perseverança final. Amém.

ATO DE CONSAGRAÇÃO E DESAGRAVO


Virgem Santíssima e Mãe nossa querida, ao mostrardes o Vosso Coração cercado de espinhos, símbolo das blasfêmias e ingratidões com que os homens ingratos pagam as finezas do vosso amor, pedistes que vos consolássemos e desagravássemos.

Como filhos vos queremos amar e consolar sempre; mas hoje especialmente, ao ouvir as vossas amargas queixas, desejamos desagravar o vosso doloroso e Imaculado Coração que a maldade dos homens fere com os duros espinhos dos seus pecados.

De modo especial queremos vos desagravar das injúrias sacrilegamente proferidas contra a vossa Conceição Imaculada e Santa Virgindade. Muitos, Senhora, negam que sejais Mãe de Deus e nem vos querem aceitar como terna mãe dos homens. Outros, não vos podendo ultrajar diretamente, descarregam nas vossas sagradas imagens a sua cólera satânica. Nem faltam também aqueles que procuram infundir nos corações, sobretudo das crianças inocentes, que são o vosso encanto, indiferença, desprezo e até ódio contra Vós.

Virgem Santíssima, aqui prostrados aos vossos pés, vos mostramos a pena que sentimos por todas estas ofensas e prometemos reparar com os nossos sacrifícios e orações tantos pecados e ofensas.

Reconhecendo que também nós, nem sempre correspondemos às vossas predileções, nem vos honramos e amamos como Mãe, mas antes entristecemos o vosso Coração e o do vosso divino Filho, suplicamos para os nossos pecados misericordioso perdão. Queremos ainda pedir-vos, Senhora, compaixão, proteção e bênção para o povo da Rússia, que outrora vos amou tanto, e que está confiado e consagrado ao vosso Coração Imaculado. Reconduzi-o ao seio da verdadeira Igreja e sede a sua salvação, como prometestes nas vossas aparições em Fátima.

Para todos quantos são vossos filhos e particularmente para nós, que queremos amar-vos como mãe muito querida e nos consagrarmos inteiramente ao vosso Coração Imaculado, seja-nos ele o refúgio nas angústias e tentações da vida e o caminho que nos conduza até Deus, que esperamos gozar eternamente no Céu. Amém. 


OFERECIMENTO
Ó Maria, minha Mãe Santíssima, desejando desagravar-Vos das ofensas que o Vosso Coração Doloroso e Imaculado recebe, e em especial das blasfêmias que se dirigem contra Vós, ofereço-Vos estes pobres louvores com o fim de Vos consolar por tantos filhos ingratos que não Vos amam, e consolar o Coração Santíssimo de Jesus, Vosso Filho e Senhor nosso, a quem tanto ofendem e entristecem as injúrias feitas contra Vós.

Dignai-Vos, Mãe Dulcíssima, receber este meu pobre e humilde obséquio; fazei que Vos ame e me sacrifique por Vós, cada vez mais; e olhai com olhos de misericórdia para tantos infelizes a fim de que não tardem em acolher-se, arrependidos, ao Vosso colo maternal. Amém.
Bendito seja Deus!
Bendita a excelsa Mãe de Deus, Maria Santíssima!
Bendita a Sua Santa e Imaculada Conceição!
Bendita a Sua gloriosa Assunção!
Bendito seja o Nome de Maria, Virgem e Mãe!
Bendito o Seu Imaculado e Doloroso Coração!
Bendita a Sua Pureza Virginal!
Bendita a Sua Divina Maternidade!
Bendita a Sua Mediação Universal!
Benditas as Suas Lágrimas e as Suas Dores!
Benditas as graças com que o Senhor A coroou Rainha dos Céus e da Terra!
Glória a Maria Santíssima, Filha Primogênita do Pai!
Glória a Maria Santíssima, Mãe Imaculada do Filho!
Glória a Maria Santíssima, Esposa Virginal do Espírito Santo!
Virgem Santíssima, minha boa e terna Mãe, eu Vos amo pelos que não Vos amam; eu Vos louvo pelos que Vos blasfemam; entrego-me totalmente a Vós, pelos que não querem reconhecer-Vos por sua Mãe.

Ave-Maria...

Óh Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.
Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação!


Ato de desagravo ao Imaculado Coração de Maria

Ó Coração Doloroso e Imaculado de Maria, transpassado de dor pelas injúrias com que os pecadores ultrajam vosso santo nome e vossas excelsas prerrogativas; eis prostrado aos vossos pés vosso indigno filho, que, oprimido pelo peso das próprias culpas, vem arrependido com ânimo de reparar as injúrias que, à maneira de penetrantes setas dirigem contra vós os homens ousados e perversos. Desejo reparar com esse ato de amor e submissão que faço perante o vosso coração amantíssimo, todas as blasfêmias que proferem contra o vosso Augusto nome, todas as ofensas que fazem às vossas excelsas virtudes e todas as ingratidões com que os homens correspondem ao vosso maternal amor e inesgotável misericórdia.

Aceitai, ó Coração Imaculado, esta demonstração de meu fiel carinho e justo reconhecimento, com o firme propósito que faço de ser-vos fiel todos os dias de minha vida, de defender vossa honra quando a veja ultrajada e de propagar com entusiasmo vosso culto e vossas glórias.

(rezar 3 Ave Marias em honra ao poder, sabedoria e misericórdia do puríssimo Coração de Maria, desprezado pelos homens)


VIVAMOS A MENSAGEM DE FÁTIMA

Virgem de Fátima e os três pastorinhos
1º - Arrependendo-nos dos nossos pecados, emendando a nossa vida e vivendo na graça de Deus. 
2º - Trajando com modéstia e fugindo aos pecados de impureza, ao luxo e aos divertimentos mundanos. 
3º - Praticando a Devoção dos 5 primeiros sábados e da Comunhão reparadora. 
4º - Consagrando-nos pessoalmente ao Coração Imaculado de Maria. Consagração que deve representar de fato uma doação total e perene a Nossa Senhora. 
5º - Entronizando em nossos lares o Coração Imaculado de Maria, como Rainha da Família. 
6º - Cumprindo a vontade de Deus na fidelidade aos nossos deveres cristãos, de estado e de profissão, em espírito de penitência pelos nossos pecados, de reparação pelos pecados dos outros e de desagravo ao Coração Imaculado de Maria. 
7º - Rezando diariamente o terço, sendo possível em família, como Nossa Senhora nos recomendou em todas as aparições. 

Do livro FÁTIMA, pelos Padres Capuchinhos do Santuário de N.Sra. de Fátima – SP (com aprovação eclesiástica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário