quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo Litúrgico!

por Andréa Soares/PASCOM


Em 28 de novembro, a Igreja celebrou a Entrada para o Novo Ano Litúrgico. 

O Ano Litúrgico não coincide com o ano civil, aquele que usamos nos nossos calendários. Sabemos que o ano civil inicia em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro. Em contrapartida, o Ano Litúrgico inicia no 1º Domingo do Advento (cerca de quatro semanas antes do Natal) e termina na Festa de Cristo Rei, no ano seguinte.

Assim como o ano civil que é dividido em meses, cada um com suas características próprias, o Ano Litúrgico divide-se em tempos litúrgicos que são: CICLO DO NATAL, CICLO DA PÁSCOA E TEMPO COMUM.

A Igreja possui os ANOS LITÚRGICOS “A” ,” B” e “C”, e que são proclamados os Evangelhos:

• No ano A o de São Mateus;
• no ano B, o de São Marcos,
• no ano C, o de São Lucas.
* O Evangelho de São João é reservado para as ocasiões especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades. 

Iniciamos, portanto, o ANO LITURGICO “A”.


Entre as diferenças do Ano Civil e o Ano Litúrgico, podemos destacar a maior de todas elas: enquanto no ano civil RELEMBRAMOS muitos fatos passados como o Dia da Proclamação da República em 15 de novembro; no Ano Litúrgico VIVEMOS os fatos com a mesma intensidade, AQUI E AGORA. Como exemplo disto podemos citar que, com o início do ANO LITÚRGICO, celebramos o TEMPO DO ADVENTO que são as 4 semanas que antecedem o Natal na expectativa do nascimento de JESUS e de sua próxima vinda. Pois então. Não fazemos apenas uma referência a um fato ocorrido há 2 mil anos mas VIVEMOS a expectativa do Natal , pois na Belém do mundo JESUS continua nascendo em um coração que ama! Portanto, significa dizer que a cada Natal é JESUS que nasce no meio das famílias assim como na SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO, é JESUS que agoniza e morre na Cruz, na PÁSCOA é JESUS que ressuscita e vence a morte, é JESUS que derrama o ESPÍRITO SANTO sobre a Igreja no dia de PENTECOSTES... A cada EUCARISTIA vivemos a ÚLTIMA CEIA... Ou seja, esses fatos tornam-se atuantes da vida dos católicos, no tempo presente.

Que possamos renovar nossas esperanças! 

Feliz Ano Novo Litúrgico!


Nenhum comentário:

Postar um comentário