quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Solenidade da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria

Tota Pulchra es, Maria!
Et macula originalis non est in te!
Tu, Gloria Ierusalem!
Tu, Laetitia Israel!
Tu, honorificentia populi nostril!
Tu, advocata peccatorum!
O Maria!
O Maria!
Virgo Prudentissima,
Mater Clementissima,
Ora pro nobis.
Intercede pro nobis
ad Dominum Iesum Christum!



És torre inabalada, farol que nos conduz, 
trazendo, imaculada, o bálsamo: Jesus!



In Conceptione tua, Virgo, Immaculata fuisti.
Ora pro nobis Patrem, cuius Filium peperisti.

Oremus. Deus, qui per immaculatam Virginis Conceptionem dignum Filio tuo habitaculum praeparasti, quaesumus, ut qui ex morte eiusdem Filii tui praevista eam ab omni labe praeservasti, nos quoque mundos eius intercessione ad te pervenire concedas. Per eumdem Christum Dominum nostrum.
Amen.





SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO
DA SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA
BENEDETTO XVI
ANGELUS
Praça de São Pedro
Quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Queridos irmãos e irmãs!

Hoje a Igreja celebra solenemente a Imaculada Conceição de Maria. Como declarou o Beato Pio IX, em sua Carta Apostólica Ineffabilis Deus de 1854, ela "foi preservada, por especial graça e privilégio de Deus onipotente, em antecipação dos méritos de Jesus Cristo, o Salvador da humanidade, livre de toda mancha do pecado original." Esta verdade de fé está contida nas palavras de saudação que deu-lhe o Arcanjo Gabriel: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo" (Lc 1, 28). A expressão "cheia de graça" indica a obra maravilhosa de Deus, que quis dar-nos de volta a vida e a liberdade, perdida pelo pecado, através de Seu Filho Unigênito encarnado, morto e ressuscitado. Portanto, desde o segundo século, no Oriente e Ocidente, a Igreja reza e celebra a Virgem, que com seu "sim" trouxe o céu à terra, tornando-se "geradora de Deus e enfermeira de nossas vidas", como expressou São Romanus em melodias de uma velha canção (Canticum Mariae Virginis XXV em Nativitatem B., no JB Pitra, Analecta Sacra t. I, Paris 1876, 198). No século VII, São Sofrônio de Jerusalém louvou a grandeza de Maria, porque o Espírito Santo passou a residir nela, e diz: "Você excede toda a magnificência dos dons que Deus já conferida a qualquer pessoa humana. Sobre todos é rica da posse de Deus que habita em vós" (Oratio II, 25 em SS Deiparae Annuntiationem:. PG 87, 3, AB 3248). E São Beda, o Venerável disse: "Maria é bendita entre as mulheres, porque com a dignidade da virgindade tem contado com a bênção de ser geradora de uma criança que é Deus" (Hom I, 3: CCL 122, 16).

Também nos é dada a "plenitude de graça" que precisamos para resplandecer nela em nossa vida, porque "o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo - escreve São Paulo - nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual... e ele nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis para ele... predestinou para sermos filhos" (Ef 1, 3-5). Esta filiação que recebemos através da Igreja, no dia do Batismo. A este respeito, Santa Hildegard de Bingen escreve: "A Igreja é, portanto, a mãe virgem de todos os cristãos. A força secreta do Espírito Santo as concebe e dá à luz a eles, oferecendo-lhes a Deus para que eles também sejam chamados filhos de Deus”. (Scivias, visão III, 12: CCL continuatio Mediævalis XLIII, 1978, 142). E, finalmente, entre os muitos cantores da beleza espiritual da Mãe de Deus, está São Bernardo de Claraval, que disse que a invocação "Ave Maria cheia de graça" é "agradável a Deus, aos anjos e aos homens. Aos homens graças a maternidade, aos anjos graças a virgindade e à Deus graças a humildade" (Sermo xlvii, De Annuntiatione Dominica: SBO VI, 1, Roma 1970, 266).

Queridos amigos, esperando para fazer esta tarde, como é habitual, a homenagem a Maria Imaculada na Praça de Espanha, voltamo-nos agora a nossa oração fervorosa para Aquele que intercede junto a Deus para nos ajudar a celebrar com fé o Natal do Senhor que se aproxima.


* Tradução minha.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário