segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Para a Celebração do Natal


Durante o Advento, preparamo-nos para celebrar bem o Natal de Jesus. Em nós reavivar a certeza de que não estamos sozinhos no mundo. O Deus da esperança caminha conosco e conduz a história; também acompanha a nossa
vida pessoal e nos ajuda a superarmos os males e a alcançarmos a felicidade e a vida plena.

O Natal celebra na fé o fato mais extraordinário já acontecido entre nós: o Filho
de Deus se fez homem por meio da Virgem Maria, para santificar este mundo e nossas pessoas mediante o Mistério da sua admirável Encarnação. Nosso Deus é “Emanuel”, Deus conosco. Ele está no meio de nós!



Para a Celebração do Natal

- Na noite do Natal, antes da festa em família, reunir todos perto do presépio, ou no lugar preparado para acolher o Menino Jesus;

- Acender uma vela;

- Enquanto se canta um hino de Natal, uma criança ou uma jovem introduz a imagem do Menino Jesus e a coloca no presépio;

- Ler o Evangelho do nascimento de Jesus
(Lc 2,1-20);

- Em seguida, todos recitam a oração do Ângelus:

Voz 1: O Anjo do Senhor anunciou a Maria,
Voz 2: E ela concebeu do Espírito Santo.
Todos: Ave Maria...

Voz 1: Eis aqui a serva do Senhor,
Voz 2: Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
Todos: Ave Maria...

Voz 1: E o Verbo se fez carne,
Voz 2: E habitou entre nós.
Todos: Ave Maria...

Voz 1: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos. Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas para que, conhecendo, pelo anúncio do Anjo, a encarnação de vosso Filho Jesus Cristo, cheguemos por sua paixão e cruz à gloria da ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Todos: Amém.

Todos: Glória ao Pai...


- Concluir a celebração com a seguinte oração, feita por todos:

Oremos: Senhor Deus, nosso Pai, que enviastes vosso Filho ao mundo para ser nosso Salvador, nós vos louvamos e glorificamos pela vossa misericórdia. Neste Natal, acolhemos mais uma vez a sua vinda entre nós. Abençoai a nós e a todas as famílias; dai a paz ao mundo, consolai os que sofrem, reavivai nossa esperança e fazei de nós mensageiros e testemunhas do vosso amor para nossos irmãos. Pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Canto final: Noite feliz


A Solenidade do Natal é dia santo de guarda, assim como o dia 1º de janeiro (Santa Maria, Mãe de Deus).

O Natal cristão inclui a participação na Missa; esta é a melhor acolhida e homenagem ao “Deus-que-vem” ao nosso encontro.

Os cristãos devem se preparar para uma boa confissão e participar de ações de solidariedade porque, neste tempo, o natal é uma boa notícia para todos, especialmente para quem sofre.

No Natal, Deus nos dá de presente seu Filho único; partilhemos esta alegria com todos, especialmente em família, com os doentes e os pobres.


Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer

Nenhum comentário:

Postar um comentário