domingo, 7 de abril de 2013

Grande Missão Ano da Fé


Por conta do Ano da Fé, inaugurado pelo papa Bento XVI no último 11 de outubro, com a Carta Apostólica Porta Fidei, o Caminho Neocatecumenal organiza a Grande Missão Ano da Fé, que consiste em sair à rua para evangelizar em mais de 10.000 praças pelo mundo inteiro.

Quando foi promulgado o Annus Fidei, em muitos âmbitos da Igreja se multiplicaram as iniciativas voltadas ao estudo e ao aprofundamento da fé: propostas editoriais, acadêmicas, catequeses e cursos de atualizações de diversos gêneros. 

Os iniciadores do Caminho Neocatecumenal, Kiko Arguello, Carmen Hernandez e padre Mario Pezzi, propuseram a Bento XVI, antes de sua demissão, uma iniciativa para este ano da Fé. A proposta do Caminho Neocatecumenal é iniciar a disposição da Nova Evangelização em todas as comunidades neocatecumenais espalhadas pelo mundo. 

O Caminho se dedica à evangelização, sendo inserido na sua natureza o anúncio do Kerygma, da Boa Notícia, às pessoas afastadas da Igreja e de Deus. Desde sua fundação, de fato, esta realidade eclesial contribuiu de modo fundamental ao anúncio do Evangelho através do envio de sacerdotes, catequistas itinerantes, famílias em missão e leigos consagrados a todo o mundo. Também em ocasião da Jornada Mundial da Juventude, os jovens catecúmenos vão, durante a peregrinação, percorrendo cidades e anunciando o Evangelho nas praças. 

O período escolhido para a Grande Missão Ano da Fé, que se desenvolverá ao mesmo tempo em todo o mundo, são os cinco domingos de Páscoa, a partir de 7 de Abril. Serão cinco encontros com temas específicos, no mesmo local e horário definido por paróquia. 

O programa foi estabelecido pelos iniciadores do Caminho Neocatecumenal juntos do Cardeal Vigário para a Diocese de Roma, Agostino Vallini. Na praça designada se colocará uma imagem sacra, um ambão e uma cruz para criar um ambiente de pregação em lugar aberto no meio dos que passam. Alguns cantos prepararão o ambiente para chamar as pessoas que estejam passando naquele local. Depois alguns testemunhos de jovens dando a experiência da fé em suas vidas... Em seguida um catequista dará uma catequese sobre o tema do encontro e fará o anúncio do kerygma para todos os presentes, finalizando com uma oração e um canto à Virgem Maria. 

































O Santo Padre Francisco, consentiu com esta grande missão nas praças do mundo. Já nas primeiras palavras depois de sua eleição, o Papa falou de “evangelização desta tão bela cidade”. Falando aos cardeais, em 15 de Março de 2013, o Papa Francisco sublinhou: “Temos a firme certeza que o Espírito Santo doa à Igreja, com o seu poderoso sopro, a coragem de perseverar e também de procurar novos métodos de evangelização, para portar o Evangelho até os confins da terra.” Aos sacerdotes romanos o Papa recordou a urgência de sair às periferias para levar o Evangelho “aos outros”. 
Também estou feliz por cumprimentar os muitos membros dos Movimentos e Associações presentes nesse nosso momento de oração, especialmente as comunidades neocatecumenais de Roma, que começam a partir de hoje uma missão especial nas praças da Cidade. Convido a todos a levar a Boa Notícia, em cada ambiente de vida, "com doçura e respeito" (I Pe 3,16)! Vão às praças e anunciem Jesus Cristo o nosso salvador! (Papa Francisco - 7/4/13)
No Brasil, grupos de fiéis de diversas paróquias, junto aos seus sacerdotes e com o respaldo dos bispos, evangelizarão em mais de 350 praças de 74 dioceses. Após estes encontros, se algumas pessoas quiserem continuar, serão encaminhadas às paróquias onde continuarão as catequeses para jovens e adultos que selarão o kerygma recebido.


Cardeal Dom Odilo Scherer na Praça da Sé - São Paulo - 07/04/2013
Desse modo, o Caminho oferece o seu contributo para o anúncio do Evangelho neste Ano da Fé.


Fotos da Grande Missão em Roma e no mundo: http://www.catechistaduepuntozero.it/100piazze/index.php?/categories


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário