quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"Da mihi animas!" Dom Bosco, ora pro nobis!

"Vinde benditos de meu Pai, recebei por herança o Reino preparado para vós desde a fundação do mundo." (Mt 25,34) 

Ora pro nobis!
São João Bosco foi o fundador dos padres salesianos e das irmãs salesianas, muito aceites pelos seus trabalhos junto dos jovens de todo o mundo.

A oração da missa revela o conteúdo da vida deste santo: "Deus suscitou Dom Bosco para dar à juventude um mestre e um pai".

Pouca gente se lembra que São João Bosco viveu no século XIX, na Itália, numa época religiosamente confusa, marcada pela luta entre conservadores e liberais. Marcada também pelo afastamento dos operários, que da Igreja passaram para o socialismo. E marcada ainda pelo afastamento dos intelectuais, que debandaram para o Modernismo.

Com a fundação de Oratórios Festivos, Dom Bosco, reuniu os filhos desses operários abandonados, e levou as salesianas, também chamadas de "Filhas de Maria Auxiliadora", a cuidar das meninas deixadas ao abandono.

Esquecemos, por vezes, que o nosso Santo foi escritor e que marcou, como tal, o seu tempo e o nosso. De sua iniciativa surgiram as Leituras Católicas, em fascículos mensais, e uma Biblioteca da Juventude. A máxima do Santo, é bem conhecida: "Mais vale prevenir do que remediar".
Morreu aos 73 anos, em 1888.

Crítica construtiva:

Uma pena é ver que os salesianos perderam muito dessa inspiração de santidade de Dom Bosco, seja como educadores ou religiosos. Não usam sequer o  clergyman... O sistema educacional é "caído", as apostilas de estudos dos colégios ensinam o marxismo!!! As aulas específicas de religião não são mais católicas, mas "universais"... 

Isso tudo acompanhei de perto, dentro de um colégio salesiano, e ainda acompanho outras coisas em uma paróquia salesiana que frequento.
Enfim... o carisma da juventude não  se perdeu da família salesiana, no entanto, o carisma de formar uma juventude santa sim, cada vez mais se perde em prol de lucros e "boa fama". 

REFORMA JÁ!!! E isso é comum e serve a várias outras congregações... jesuítas, franciscanas, lassalistas... etc, etc, etc!


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário