terça-feira, 31 de julho de 2012

Encontro Vocacional do Caminho Neocatecumenal - Brasília 2012


A Arquidiocese de Brasília acolheu no último domingo (29), 17 mil pessoas durante o encontro vocacional dos jovens do Caminho Neocatecumenal no Brasil. O evento, que foi presidido pelo arcebispo Dom Sergio da Rocha no Parque Ecológico Dom Bosco (Lago Sul), contou com a presença maciça de jovens vindos de 19 estados do país.

O encontro começou por volta das 14h30min, com a apresentação dos bispos participantes. Estavam presentes Dom Pedro Luiz Stringhini (bispo de Franca-SP), Dom Valério Breda (Penedo-AL) e Monsenhor Piergiorgio Bertoldi (conselheiro do Núncio Apostólico no Brasil).

Desde o sábado, durante todo o dia, os jovens evangelizaram pelas ruas e praças das principais cidades do DF, e à noite celebraram a Eucaristia nas paróquias onde forem acolhidos.
No domingo de manhã, os peregrinos rezaram as laudes com a comunidade paroquial e, em seguida, partiram para a Ermida Dom Bosco para o encontro vocacional.

O Pe. José Folqué, acompanhado de Maria del Pilar de la Plaza e Raúl Viana, a equipe responsável do Caminho Neocatecumenal no Brasil, leu uma carta enviada por Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e anfitrião da JMJ 2013, na qual encorajava os jovens a preparar-se para este grande acontecimento.
Além da equipe, participaram do evento o Pe. Sávio Ribeiro, assessor do Setor Juventude da CNBB, e os seminaristas e presbíteros formadores dos seminários missionários diocesanos ‘Redemptoris Mater’ de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Asunción (Paraguai).
A assembleia teve início com a celebração da palavra. Para encorajar os jovens à vida cristã, o Pe. José leu o testemunho da jovem espanhola Marta Obregón (1969-1992), em processo de beatificação pela santidade ao defender a sua virgindade perante as agressões recebidas. Depois do querigma baseado na Segunda Carta aos Coríntios (5, 14-6,2) e da exortação do Pe. José, foi proclamado o trecho da ressurreição de Jesus segundo o Evangelho de Mateus (28, 1-10).
Dom Sergio da Rocha, se dirigiu aos jovens dizendo que "o anúncio da salvação brota da nossa participação na ressurreição de Cristo e na sua vitória sobre a morte". Pensando no chamado vocacional, ele sublinhou que "todo encontro pessoal com Cristo nos leva a viver a vida em Cristo através da comunidade, da Igreja, dizendo sim ao chamado que Jesus nos faz nas diversas vocações da vida em comunhão". Nesse sentido, "toda vocação na Igreja não se esgota na comunidade, ainda que se alimente dentro dela, mas a vocação está aberta à missão no mundo".

Neste encontro vocacional do Caminho Neocatecumenal do Brasil, que foi também uma preparação para a JMJ do Rio de Janeiro, 300 rapazes foram chamados por Cristo ao presbiterado e 200 moças para a vida religiosa.


No Brasil, o Caminho Neocatecumenal está presente em 72 dioceses com 1.500 comunidades espalhadas em quase todos os estados contando com aproximadamente 50 mil fieis. A vida cristã em pequenas comunidades, própria da iniciação cristã neocatecumenal, tem produzido numerosos frutos para o bem da Igreja, dentre eles os seminários Redemptoris Mater, além de numerosas vocações à vida contemplativa e à formação de muitas famílias abertas à vida, que auxiliam à edificação da Igreja e o florescimento de novas vocações.

Fonte: CNBB

Um comentário:

  1. Valdeny Joaquim de Alencar15 de agosto de 2012 às 18:37

    Fiquei feliz com esse encontro. Meu filho participou, ele estava afastado e voltou diferente, espero que o Pai tenha tocado o coração dele.

    ResponderExcluir