Durante o Advento, preparamo-nos para celebrar bem o Natal de Jesus. Em nós reavivar a certeza de que não estamos sozinhos no mundo. O Deus da esperança caminha conosco e conduz a história; também acompanha a nossa
vida pessoal e nos ajuda a superarmos os males e a alcançarmos a felicidade e a vida plena.
O Natal celebra na fé o fato mais extraordinário já acontecido entre nós: o Filho
de Deus se fez homem por meio da Virgem Maria, para santificar este mundo e nossas pessoas mediante o Mistério da sua admirável Encarnação. Nosso Deus é “Emanuel”, Deus conosco. Ele está no meio de nós!
Para a Celebração do Natal
- Na noite do Natal, antes da festa em família, reunir todos perto do presépio, ou no lugar preparado para acolher o Menino Jesus;
- Acender uma vela;
- Enquanto se canta um hino de Natal, uma criança ou uma jovem introduz a imagem do Menino Jesus e a coloca no presépio;
- Ler o Evangelho do nascimento de Jesus
(Lc 2,1-20);
- Em seguida, todos recitam a oração do Ângelus:
Voz 1: O Anjo do Senhor anunciou a Maria,
Voz 2: E ela concebeu do Espírito Santo.
Todos: Ave Maria...
Voz 1: Eis aqui a serva do Senhor,
Voz 2: Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
Todos: Ave Maria...
Voz 1: E o Verbo se fez carne,
Voz 2: E habitou entre nós.
Todos: Ave Maria...
Voz 1: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos. Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas para que, conhecendo, pelo anúncio do Anjo, a encarnação de vosso Filho Jesus Cristo, cheguemos por sua paixão e cruz à gloria da ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Todos: Amém.
Todos: Glória ao Pai...
- Concluir a celebração com a seguinte oração, feita por todos:
Oremos: Senhor Deus, nosso Pai, que enviastes vosso Filho ao mundo para ser nosso Salvador, nós vos louvamos e glorificamos pela vossa misericórdia. Neste Natal, acolhemos mais uma vez a sua vinda entre nós. Abençoai a nós e a todas as famílias; dai a paz ao mundo, consolai os que sofrem, reavivai nossa esperança e fazei de nós mensageiros e testemunhas do vosso amor para nossos irmãos. Pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
Canto final: Noite feliz
A Solenidade do Natal é dia santo de guarda, assim como o dia 1º de janeiro (Santa Maria, Mãe de Deus).
O Natal cristão inclui a participação na Missa; esta é a melhor acolhida e homenagem ao “Deus-que-vem” ao nosso encontro.
Os cristãos devem se preparar para uma boa confissão e participar de ações de solidariedade porque, neste tempo, o natal é uma boa notícia para todos, especialmente para quem sofre.
No Natal, Deus nos dá de presente seu Filho único; partilhemos esta alegria com todos, especialmente em família, com os doentes e os pobres.
Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
Nenhum comentário:
Postar um comentário