segunda-feira, 16 de abril de 2012

Santa Bernadette, ora pro nobis!


Santa Bernadette nasceu no dia 7 de janeiro de 1844, no moinho de Boly. Ela, seu pai Francisco e sua mãe Luisa e seus três irmãos, Antonieta Maria (Toinete) João Maria e Justino viviam uma cidade chamada Lourdes, na França, em uma casa muito simples.

Seu pai procurava um trabalho, mas a situação na França neste período era muito difícil, sua mãe lavava roupas de algumas famílias mais ricas. Mesmo com pouca comida e muitas dificuldades,sua família sempre agradecia a Deus e pedia sua proteção.

Bernadette tinha uma saúde muito frágil, e sempre estava doente. Sofria de asma e tinha muita falta de ar, e por isso faltava muito a escola e a catequese, o que fazia que sempre fosse uma criança atrasada em relação aos seus colegas.

No dia 11 de Fevereiro de 1858, Bernadette, sua irmã e uma colega, foram procurar alguns gravetos para colocar no fogão que servia para o preparo dos alimentos e também para aquecer o pequeno quatro onde moravam.

As meninas viram que próximo ao rio haviam vários gravetos, como estavam na outra margem, Bernadette ficou esperando pois a água estava muito fria e ela havia tossido muito na noite anterior. Enquanto esperava as meninas, ela percebeu uma forte luz vinda da gruta de Messabiele (esta gruta era um local onde todo o lixo da cidade era jogado), de repente, Bernadette estava ajoelhada com os olhos fixos a uma linda e extraordinária imagem, era uma linda senhora vestida de branco com uma fita azul e rosas douradas nos pés. Em silêncio, a Santíssima Virgem faz o sinal da cruz. Bernadette comovida a imitou e recitou o terço.

Quando as meninas voltaram, achavam que Bernadette estava louca ou tinha se encontrado com alguém e não queria falar para elas. Então Bernadette contou que tinha visto uma linda senhora e pediu que não contassem a ninguém. Chegando de volta a sua casa, sua irmã contou a mãe que achava que Bernadette estava ficando maluca, sua mãe ficou muito brava e achou que ela estava inventado porque queria chamar a atenção. Como sua mãe não acreditava nela, seu pai também a proibiu de ir a Messabille, mas vendo que Bernadette sofria com aquela decisão, resolveram permitir que ela fosse até a gruta.
Nossa Senhora apareceu a Bernadette 18 vezes, e pediu que fizéssemos penitência e que Bernadette encontrasse a fonte de água, que curou e cura inúmeras pessoas, e que os padres construíssem lá uma Capela.

Depois das aparições da Mãe de Jesus, Bernadette era sempre procurada pelas pessoas, e como ela era uma criança humilde, foi melhor que fosse morar junto com as Irmãs Religiosas, na sua cidade.

Aos 22 anos, Bernadette entrou no Convento de Saint Gildard, em Nevers, lá ela sofreu muito por ciúmes das Irmãs que não entendiam porque a Santíssima Virgem a tinha escolhido.

Durante a Semana Santa, celebrada do dia 6 ao dia 13 de abril, sua saúde piorou muito e ela sentia muitas dores. Por fim, às 15 horas do dia 16 de abril de 1879, ainda jovem com 35 anos de idade, morreu Bernadette depois de sofrer muito com a saúde tão frágil.

Bernadette viveu como manda o Evangelho e ofereceu exemplos de vida ao mundo viver o conteúdo da mensagem divina recebida por ela na gruta de Messabile.

Em Nevers, uma mãe que o bebê estava muito mal foi ao Convento e levou a coberta do berço da criança, com pretexto de que o bordado não estava terminado. A Madre Superiora pediu a Irmã Bernarda que acabasse o bordado, e a mãe do pequenino doente, já desenganado pelos médicos, passou a coberta sobre o berço, e seu filho ficou logo milagrosamente curado.

Outra vez uma mãe levou a filha pequena que sofria de um mal que a impedia de andar, Irmã Maria Bernarda esta com a criança no colo, mas ela se debateu tanto que quando a menina foi colocada no chão, andou e correu com muita alegria.

Mesmo com estes feitos, Bernardette continuava humilde e não percebia as obras que Jesus operava através de suas mãos e sempre pedia perdão a Deus por seus pecados, e que Deus permitisse que ela fosse uma pessoa melhor.

O corpo de Santa Bernadette se encontra milagrosamente incorrupto com as articulações flexíveis. Apenas uma ligeira camada de cera foi passada no rosto para evitar a formação de mofo. Ele está exposto na capela do convento de Saint-Gildard, em Nevers, onde ela faleceu, numa preciosa urna de cristal e metal dourado. Ali, envolvido de imponderáveis sobrenaturais, pode ser visto e venerado por qualquer fiel, como aparece no vídeo abaixo.
 

Senhor, que vos dignastes conceder à jovem Bernadete a graça de ver vossa Santíssima Mãe e com ela conversar e orar, concedei também a mim uma maior devoção para com Maria Santíssima e a graça da boa saúde e disposição.

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

Santa Bernadete, rogai por nós!


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário