Registro aqui a resposta que escrevi sobre o texto intitulado "MAU CAMINHO" (sobre o Caminho Neocatecumenal), postado no site Amor Mariano, mas que não foi publicada pelo mesmo sei lá por quê (sic!):
Caríssimos, a Paz!
Sou católica pela graça e amor de Deus, devota da Virgem Maria, serva obediente da hierarquia eclesial e apreciadora da Sagrada Tradição da Igreja. Mas da Tradição de fato, e não essa tradição usurpada pelos fariseus modernos. Sim, porque não entender ou pior, deturpar e manipular textos e citações, é coisa de fariseu moderno!
Papa Bento XVI com o Pe. José, Kiko e Carmem |
Caríssimos, a Paz!
Sou católica pela graça e amor de Deus, devota da Virgem Maria, serva obediente da hierarquia eclesial e apreciadora da Sagrada Tradição da Igreja. Mas da Tradição de fato, e não essa tradição usurpada pelos fariseus modernos. Sim, porque não entender ou pior, deturpar e manipular textos e citações, é coisa de fariseu moderno!
O Caminho Neocatecumenal não quer mudar a Igreja, menos ainda ser uma seita infiltrada (essa foi boa! rs). Se assim o fosse, já teria sido extirpado do seio da Santa Mãe Igreja! Mas ao contrário, busca ajudar os cristãos a retomar aquela fé no Amor de Deus que foi perdida do cristianismo primitivo e das Cruzadas, aquela fé que impulsionou a Igreja, que gerou grandes santos na Idade Média, aquela fé que anunciava a boa nova e que fazia com que os cristãos se tornassem mártires nas covas dos leões ou nas batalhas em defesa da fé! Nos dias de hoje é expressamente necessário retomarmos essa fé no Amor de Deus, porque o mundo, pasmem, já não é mais cristão!
Não serei hipócrita em dizer que no Caminho não tendem a ver a Igreja a partir de si, assim como as congregações e ordens tradicionais, o Amor Mariano inclusive, também o fazem. É normal e deve ser sempre corrigida esta tendência de alguns! Mas se não se apegarem apenas à liturgia como fazem em seus julgamentos e condenações aqui, perceberão que o BOM Caminho Neocatecumenal é uma belíssima proposta de vivência cristã!
A respeito da parte do texto sobre os juízos doutrinários... de fato, tem razão em denunciar a falsidade. No entanto, o Caminho também prega como falsos tais juízos. Quem diz o contrário, repito, são fariseus que manipulam e distorcem a verdade proclamada! Infelizmente, sabemos como eram e ainda hoje são as catequeses para primeira comunhão e crisma nas paróquias: fracas de conteúdo, base e conversão... A "metodologia" do Caminho consiste em um itinerário catequético (itinerário baseado no da Virgem Maria, pasmem²). Então não lemos uma frase e já concluímos o todo como vocês fizeram nesse texto. O todo só faz sentido com todas as frases, ou seja, no catecumenato só faz sentido com todas as etapas. E tirar o texto do contexto é coisa de protestante!
As apostilas (catequeses bíblicas e patrísticas, respaldadas pela sã doutrina da Igreja Católica) não são "secretas" (inclusive o então cardeal Joseph Hatzinger já as leu). Aliás, nada do Caminho é secreto! Todos são convidados a conhecer.
Acerca do Rito... ora, não sejamos desonestos intelectuais! Sabemos que ao longo da história existiram (e ainda existem) diversos ritos para os Santos Sacramentos, permitidos e aprovados pela Igreja. Concordo que ter um único rito também é uma forma de unidade. No entanto, não podemos engessar as coisas... se é um rito, ou seja, algo não inventado, mas dado e aprovado pelo Papa e pela Igreja... se a essência e intenção não divergem do legado trazido da Tradição, que não começou ou terminou em Pio V e Pio XII... Rá! Cadê a hierárquica obediência dos fariseus modernos?!
Ora, toda a família litúrgica tem virtudes e lacunas... um rito dá maior ênfase à Paixão, outro à Ressurreição e outro ainda à Pentecostes... quando o que celebramos na Santa Missa é o mistério Pascal de Cristo por inteiro: paixão, morte, ressurreição e dom do Espírito! Mas todos fazem o que Cristo ordenou. Então, por favor, não queiramos tomar para nós a liturgia, que pertence à Igreja. Mas sejamos obedientes e dóceis!
Na igreja temos muitos membros (carismas), uns diferentes dos outros, onde Cristo é a cabeça.... e isso é um tesouro maravilhoso! O que funciona para mim, não necessariamente funcionará para você... "Sh'má Israel, Adonai Eloheinu. Adonai Echad!" Deus é um, mas não está a mercê das leis. O Espírito sopra onde quer, não sabemos de onde Ele vem e nem para onde vai... Então participemos de tudo o que somos permitidos pelo Santo Padre serenamente, confiando na Providência Divina que guia a Igreja. =)
Talvez tenha deixado palavras demais aqui, mas não creio ter jogado pérolas aos porcos, porque na Igreja Católica somos UM!
In corde Jesu et Mariae.
PAX ET BONUM!
![]() |
Santo Sacrifício do Altar na Eucaristia celebrada no Caminho |
Nenhum comentário:
Postar um comentário